domingo, abril 18, 2010

V Encontro Mulheres por um Mundo Melhor: africanas e espanholas

-
Cristina Fontes Lima participa em encontro de mulheres africanas e espanholas

29-mar-2010

A Ministra da Reforma do Estado e da Defesa Nacional (de Cabo Verde), Cristina Fontes Lima, regressou ao país, depois de ter participado, a convite da Primeira Vice-Presidente do Governo Espanhol, María Teresa Fernández de la Veja, no V Encontro Mulheres por um Mundo Melhor (27 e 28 de março) que reuniu mulheres africanas e espanholas, e que decorreu durante dois dias em Valência, Espanha.

O encontro que este ano se realizou em Valência e que vem na sequência dos já realizados em Maputo (2006), Madrid (2007), Niamey (2008) e Monróvia (2009), tinha como propósito a troca de experiências, a cooperação e intercâmbio de mulheres oriundas de vários países africanos e de Espanha, de forma a encontrarem soluções para fazer face aos mais variados desafios actuais e a reafirmarem a importante função que desempenham no incremento da paz, democracia e desenvolvimento, gerando assim um Mundo Melhor.

Durante o encontro, os participantes debateram questões relativas à promoção da igualdade do género, com um forte enfoque no empoderamento da mulher e no seu papel na economia e desenvolvimento, à saúde sexual e reprodutiva e à educação.

Recorde-se que em resultado da participação nas reuniões anteriores, Cabo Verde tem vindo a beneficiar de financiamento para a execução de projectos relacionados com o combate à violência doméstica e com a promoção do empreendedorismo feminino, pelo que este encontro poderá permitir o reforço e o alargamento desse financiamento a outros projectos.

À margem do encontro, a governante estabeleceu contactos com autoridades espanholas com vista ao aprofundamento da cooperação, no âmbito da defesa.

Referira-se, ainda, que para além de Cristina Fontes Lima, que se fez acompanhar pela sua Directora de Gabinete, Clara Marques, esteve também presente no evento, uma delegação do Instituto Cabo-verdiano de Igualdade e Equidade de Género.

Extraído do site do Governo de Cabo Verde

"Mulheres por um Mundo Melhor"
foto@EPA/KAI FOESTERLING

Representantes femininas de vários países africanos e de Espanha reuniram-se dia 27 de Março em Valência, no leste de Espanha, no âmbito do Encontro Internacional Hispano-Americano "Mulheres por um Mundo Melhor". Entre as figuras presentes estão: a Rainha Sofia de Espanha, a Vice-primeira ministra espanhola, Maria Teresa Fernandez de la Vega, a Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf , a Prémio Nobel da Paz, Wangari Maathai, a Presidente da Finlândia, Tarja Halonen (R), a secretária-geral adjunta das Nações Unidas, Asha Rose Migiro e a ex-presidente chilena Michelle Bachelet.


Declaração de Valência 2010

Valencia, domingo, 28 Março 2010

Os direitos das mulheres são parte essencial dos direitos humanos e, como tal, devem ser respeitados. Contudo, e apesar dos progressos verificados neste âmbito, a falta de vontade política, a insuficiência de recursos, as restrições associadas a vários tipos de usos e costumes impedem, ainda hoje, o seu livre exercício.

É, portanto, imprescindível consolidar modelos sociais que dignifiquem a vida das mulheres num mundo sem discriminação e sem violência, num mundo igual para todos, num mundo em que os direitos sejam cumpridos.

Para alcançar esta meta, para continuar a avançar, nós, as mais de 500 mulheres – provenientes de 50 países africanos, de Espanha, da Europa e da Ibero-América – reunidas em Valência, nos dias 27 e 28 de Março de 2010, no V Encontro de Mulheres por um Mundo Melhor, chegámos a acordo sobre os seguintes compromissos:

1. PARA APOIAR a liderança política: Propomo-nos, partindo da convicção de que a liderança das mulheres enriquece o tecido democrático, implementar um programa permanente de liderança política e social no Centro de Formação Regional de Bamako, que terá início nos próximos meses.

2. Para apoiar o desenvolvimento institucional: Propomo-nos duplicar o número de programas de reforço das instituições democráticas que acordámos em Monróvia.

3. Para apoiar a liderança empresarial: Propomo-nos continuar a facultar o acesso das mulheres aos meios e recursos produtivos, fomentando o desenvolvimento das empresas dirigidas por elas, com a criação de dois centros regionais de promoção empresarial.

4. PARA AVANÇAR no acesso às microfinanças: Propomo-nos incluir na agenda da Cimeira Mundial de Microcrédito, que terá lugar em Valladolid, no ano de 2011, as fórmulas para que as mulheres possam alargar o seu acesso às microfinanças e ao crédito.

5. Para avançar na gestão agrícola: Propomo-nos continuar a contribuir para a capacitação das mulheres, através da programação de cursos regionais de formação continuada em gestão, comércio e associativismo agrícola do Centro de Formação do Mali.

6. Para avançar na concertação com outras instituições: Propomo-nos favorecer a cooperação com outras organizações regionais, apoiando os objectivos da Década das Mulheres Africanas, recentemente lançada pela União Africana e pelas Nações Unidas.

7. PARA CONSOLIDAR a educação: Propomo-nos impulsionar um programa de formação, organizado pela Universidade Nacional de Educação à Distância, de Espanha, a fim de aumentar o número de professoras do primeiro ciclo em diversos países africanos, e desenvolver os projectos de cooperação cultural que já estão em andamento.

8. Para consolidar os sistemas de saúde: Propomo-nos iniciar, em vários países, um programa de formação de enfermeiras e parteiras, que garanta uma melhor assistência de cuidados primários.

9. E, para fazer tudo isso, comprometemo-nos a aprovar, antes do próximo Encontro de Mulheres por um Mundo Melhor, o PLANO ESTRATÉGICO, apresentado aqui, em Valência, com objectivos específicos e acções concretas.

10. Comprometemo-nos a reunir-nos, de novo, no VI ENCONTRO, que se realizará no próximo ano, na Namíbia.

Fonte - em português - DECLARACION-VALENCIA-pt

Para ver a Declaração em
A Declaração, em inglês, também AQUI

Nenhum comentário: