domingo, abril 18, 2010

Corredor Abidjan-Lagos une cinco países

-
Benin obtém cerca de $ 70 milhões do Banco Mundial

09 de abril de 2010

Cotonou, Benin (PANA) - O Banco Mundial (BM) concedeu ao Benin 34 biliões 875 milhões de francos CFA (cerca de 70 milhões 797 mil dólares americanos) no quadro do Projecto de Facilitação do Comércio e Transporte no corredor Abidjan-Lagos, soube-se esta sexta-feira (09 de abril) de fontes oficiais em Cotonou.

Num valor global de 158 biliões 100 milhões de francos CFA (cerca de 320 milhões 947 mil dólares americanos), este projecto, cuja primeira fase para o Benin foi financiada pelo BM, visa reduzir as barreiras ao comércio e ao transporte nos portos e nas estradas do corredor Abidjan-Lagos.

No Benin, o projecto articula-se em torno de quatro componentes principais tais como a facilitação do comércio, a recolha e partilha de informações e dados pertinentes entre as administrações aduaneiras ao longo do corredor e a criação dum guiché único de facilitação no recinto do porto de Cotonou para facilitar a examinação de todas as transacções de maneira eficaz e rápida.

A simplificação das formalidades aduaneiras e o acompanhamento dos programas de luta contra o HIV/Sida e desempenhos do corredor fazem igualmente parte das componentes deste projecto.

O corredor Abidjan-Lagos cobre cinco países (Côte d'Ivoire, Gana, Togo, Benin e Nigéria). Ele garante a ligação de 35 milhões de habitantes e recebe o tráfego mais elevado na África Ocidental e Central, ou seja, cerca de 10 mil pessoas por dia e vários milhares de veículos.

Este corredor liga várias capitais, sobretudo as maiores e as mais dinâmicas economicamente da sub-região.

Fonte Panapress

Texto no Banco Mundial: HIV/AIDS PROJECT FOR ABIDJAN - LAGOS TRANSPORT CORRIDOR
-

Nenhum comentário: