segunda-feira, dezembro 07, 2009

Ruanda é o primeiro país livre de minas terrestres

-
Ruanda é o primeiro país livre de minas terrestres

2 de Dezembro de 2009

Ruanda foi declarada livre de minas terrestres - o primeiro país a alcançar esse status. O anúncio foi feito na Cimeira de Cartagena para um Mundo Livre de Minas, na Colômbia.

Centenas de pessoas foram mortas e horrivelmente feridos por minas terrestres no País. Minas terrestres foram plantadas no território, entre 1990 e 1994, em Ruanda e nos últimos três anos, mais de mais de 9.000 foram destruídas por soldados ruandeses.

Ben Remfrey da Grupo de Consciência sobre Minas (Mines Awareness Trust), que supervisionou o levantamento, diz que embora outros países tenham tido muito mais minas “plantadas”, este é um passo significativo. "Ruanda fez história ao se tornar o primeiro país do mundo a ser declarado livre de minas terrestres", disse ele à BBC World Service. "Ruanda teve um problema, não eram muitas, mas, de todo modo, era uma quantidade significativa ... e teve um grande impacto social e econômico".

Terras escassas

As minas terrestres têm sido devastadoras para Ruanda, pois impediu que muitas pessoas fossem capazes de viver em suas terras.

Considerando que 80% da população ganha a vida através da agricultura e Ruanda é o país mais densamente povoado da África, a terra já é escassa.

Nteziyaremya Alphose, um agricultor de 40 anos, que vive em uma aldeia ao norte de Kigali, tinha minas em sua fazenda. Dois adultos perderam as pernas e uma criança e uma vaca foram mortos, em sua fazenda. Agora, sua terra está limpa. Ele diz que os membros de sua família são capazes de crescer o suficiente para produzir alimentos para si próprios.

"Agora, posso usar cada pedaço da minha terra, sem me tornar uma vítima de minas terrestres; o meu gado pode pastar nesta terra e eu não corro o risco de perdê-lo", diz ele.

Destruindo as minas

As minas foram localizadas e retiradas por soldados ruandeses que foram especialmente treinados no Quênia no Centro de Formação para Ação Internacional contra Minas (International Mines Action Training Centre).

Cento e oitenta soldados foram envolvidos no processo de depuração em que foram examinados e limpos 20 campos minados em três anos.

As minas foram neutralizadas ou destruídas após serem encontrados por pessoal qualificado.

Para ser declarada livre de minas terrestres, Ruanda tinha de satisfazer as condições do Tratado de Otawa sobre Minas. Ele estipula que não só um país tem de garantir que sua terra está livre de minas, mas também que destruiu seus estoques de minas terrestres.

A “Mines Awareness Trust” disse que todos os estoques ruandeses foram destruídos, quer por queima ou explosões controladas, garantindo que esses itens nunca poderão ser utilizados novamente.

Um cão treinado de uma equipe de Cães de Detecção de Minas fez uma verificação final de todos os terrenos vistoriados e limpos manualmente para que a terra pudesse ser listada conforme as normas internacionais. Em termos globais, 1,3 milhões de metros quadrados de terra foram testados e limpos.

Gareth Thomas, Ministro Africano do Departamento de Desenvolvimento Internacional, que fundou o programa, disse que este projeto foi importante para o Ruanda. "Isso significa que os ruandeses dessas áreas são agora capazes de cultivar a terra", ele disse ao programa Today, da BBC Mundo.

A convenção para Proibição de Minas, mais conhecida como Convenção de Otawa, entrou em vigor há 10 anos. Seu objetivo era ajudar a livrar o mundo das minas terrestres no solo, bem como as minas armazenadas pelos países. Desde então, um total de 165 Estados ratificaram a convenção e da produção de minas cessou em 38 países. Mas, de acordo com as estimativas do Monitor de Minas, mais de 160 milhões de minas estão nos países não signatários da Convenção e 13 estados ainda estão produzindo minas ou garantindo o direito de fazê-lo.

Fonte: BBC-UK

Para mais:
Campanha Brasileira Contra as Minas Terrestres e Bombas Cluster



-

Nenhum comentário: