sábado, outubro 30, 2010

TV Brasil inaugura Canal Internacional e inicia para África

-
TV Brasil inaugura Canal Internacional que inicia transmissões para África
Publicado em 24 de maio de 2010

A TV Brasil deu início, desde 24 de maio de 2010, às transmissões de seu canal internacional em solenidade no Palácio do Itamaraty, que contou com a participação do Presidente Lula, de ministros de Estado e membros do corpo diplomático.

O canal internacional tem sinal disponível para 49 dos 53 países da África. 0 presidente de Moçambique, Armando Guebuza, fez uma saudação, gravada e transmitida pela TV Brasil Internacional, no início das transmissões do canal público brasileiro para o Continente Africano.

O presidente Lula disse que é preciso acabar com o preconceito de que tudo que é privado é bom e o que é público é ruim, afirmando que “é possível fazer uma TV pública de qualidade, republicana, que não seja chapa branca nem seja oposição a priori, mas que tenha isenção nas reportagens.” Para o presidente, a rede pública de televisão e sua expansão pelo mundo permitirão que “o Brasil seja desvendado para o mundo ao mostrar o que o país tem de melhor”. “Eu não queria uma TV para falar bem do Lula. Eu queria uma TV para falar bem do país, que possa mostrar o Brasil como ele é.”

Antes da fala do presidente Lula, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, lembrou que, além do canal internacional que estava sendo lançado, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) já consolidou a Rede Pública de Televisão - que reúne as empresas públicas estaduais e universitárias - além da TV Web, que permitirá o acesso, de qualquer lugar do mundo, da TV Brasil e o operador único de rede que integrará os sinais das TVs públicas federais. ... "A TV pública trata o telespectador como cidadão, enquanto a TV comercial trata o cidadão como consumidor”, acrescentou.

Para a diretora-presidente da EBC, jornalista Tereza Cruvinel, “tal como os canais internacionais das TVs públicas de outros países, a TV Brasil Internacional será um canal da nacionalidade brasileira, um instrumento de divulgação de país, do povo brasileiro, da cultura, da riqueza e da diversidade do Brasil.”

Tereza Cruvinel disse que o continente africano foi escolhido como primeiro destino do canal em reconhecimento da enorme contribuição para nossa formação como povo e como civilização. Iniciar as transmissões do canal Internacional da TV pela África é como o resgate de uma dívida, que não se paga com dinheiro, que o Brasil tem para com aqueles países, especialmente os de língua portuguesa.

A gerente-executiva da TV Brasil Internacional, jornalista Marilena Chiarelli, afirmou que um outro objetivo da TV Brasil Internacional, além de levar aspectos culturais, políticos e econômicos do Brasil para o exterior, será abrir um canal para os mais de três milhões de brasileiros que vivem no exterior e que não querem perder o contato com o país de origem.

Em breve, a TV Brasil Internacional será transmitida para América Latina, Estados Unidos, Canadá e Europa.

Fotos da Agência Brasil sobre o lançamento do canal internacional

Extraído de TV Brasil

-

Nenhum comentário: