quinta-feira, março 11, 2010

Países de África vão exportar produtos orgânicos

-
FAO ajuda agricultores africanos a exportar produtos orgânicos

10 de Março de 2010, 12:50

Iniciativa está orçada em US$ 2,4 milhões e abrange agricultores do Burkina Faso, Camarões, Gana, Senegal e Serra Leoa; mercado orgânico nos países ricos deverá crescer entre 5% a 10% nos próximos três anos.

Cerca de 5 mil agricultores na África Ocidental têm estado a beneficiar de uma iniciativa da ONU que visa colocar os seus produtos no crescente mercado orgânico no muito industrializado.

Um projecto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, FAO, tem ajudado agricultores da região a satisfazerem os requerimentos necessários e adaptarem as suas técnicas aos métodos exigidos em matéria de cultivo e venda de produtos orgânicos.

Oportunidades

A iniciativa está orçada em US$ 2,4 milhões e abrange lavradores do Burkina Faso, Camarões, Gana, Senegal e Serra Leoa.

Uma nota da agência da ONU indica que o mercado orgânico nos países ricos deverá crescer entre 5% a 10% nos próximos três anos, oferecendo novas oportunidades aos pequenos agricultores nas nações pobres.

O economista da FAO, Pascal Liu, disse que muitos dos lavradores beneficiados pelo projecto não tinham qualquer experiência na área de exportação. Na maior parte dos casos eles vendiam os seus produtos em mercados locais a um baixo preço.

Organização

O programa da agência das Nações Unidas melhorou a sua organização e capacidades técnica e financeira, permitindo-os negociar contratos com exportadores.

Segundo a FAO, a iniciativa contribuiu para a melhoria das condições de vida, reforçou a segurança alimentar e criou novos postos de trabalho nos países beneficiados.

Rádio ONU

Extraído de Noticias SAPO
-

Nenhum comentário: