domingo, junho 15, 2008

Universidade para integração Brasil e África


Universidade integrará países de língua portuguesa
13/06/2008 15:40 - Por Zé Dirceu

O Ministério da Educação (MEC) prepara a criação de uma universidade internacional voltada especialmente à integração entre o Brasil e a África. Com o nome (provisório) de Universidade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (UniCPLP), a nova instituição deverá entrar em funcionamento a partir de 2010, mas a seleção começa já no próximo ano.

A expectativa é de que pelo menos metade dos 10 mil alunos virá dos países de língua portuguesa da África - Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde - e da Ásia, do Timor Leste. A sede ficará na cidade de Redenção, interior do Ceará, por ter sido a pioneira na abolição da escravidão no Brasil, ainda antes do decreto assinado pela princesa Isabel, em 13 de maio 1888.

Formação de professores, Ciências da Saúde, Agricultura e Administração estão entre os cursos previstos, justamente porque vão de encontro às maiores necessidades educacionais e profissionais do continente africano. A universidade é mais uma iniciativa do governo Lula para fortalecer a união histórica entre brasileiros e africanos e integrar os inúmeros países de língua portuguesa, ampliando seus horizontes culturais, econômicos e sociais.

À criação da UniCPLP soma-se a da Universidade Federal da Integração Latino-Amerciana, com sede em Foz do Iguaçu (PR) e que iniciará suas atividades ainda em 2008. O objetivo é o mesmo: ajudar na integração dos países latino-americanos com aulas em português e espanhol.

http://www.zedirceu.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3406&Itemid=105

recebido de Juliana Borges - jubabiba@yahoo.com.br; em mulheresnegras@yahoogrupos.com.br

Nenhum comentário: