quinta-feira, novembro 12, 2009

Cabinda e Campinas são Cidades Irmãs

-
Lei nº 13.717 de 05 de Novembro de 2009 Declara “Cidades Irmãs” as Cidades de Cabinda (Angola), e Campinas (São Paulo-BR)

A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito do Município de Campinas, sanciono e promulgo a seguinte lei:

Art. 1º
- Fica oficialmente reconhecido o título de “Cidades Irmãs”, atribuído a Cabinda em Angola e Campinas.

§ 1° - O Poder Público Municipal, pelos seus órgãos competentes, promoverá as medidas de sua atribuição, medidas necessárias a assegurar o maior intercâmbio e aproximação entre as cidades irmãs, especialmente no âmbito do desenvolvimento tecnológico, de informação e comunicação, extração e geração de energia através de derivados do petróleo e lixo, insumos de petroquímica, e no âmbito da cultura e Educação.

§ 2° - A partir desta declaração poderão estabelecer-se as bases para projetos e programas de colaboração nos diferentes campos da vida social, econômica, política, educacional e cultural nos moldes do parágrafo anterior, que se oficializarão através de convênios entre ambas as cidades.

§ 3° - As cidades contratantes facilitarão os contatos entre as instituições comunitárias interessadas, bem como entre as empresas, órgãos oficiais e organizações não-governamentais de cada nação, competentes pelos setores objeto dos convênios.

Art. 2º
- Reconhecido oficialmente o título pela cidade de Cabinda, a Prefeitura Municipal de Campinas promoverá, por seus órgãos competentes, as medidas previstas no artigo anterior.

Art. 3°
- As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

Art. 4°
- O Poder Executivo regulamentará a presente Lei, no que couber, no prazo de sessenta dias, contados da data de sua publicação.

Art. 5°
- Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Campinas, 05 de novembro de 2009.

DR. HÉLIO DE OLIVEIRA SANTOS
Prefeito Municipal

Autoria : Vereador Sérgio Benasi
Protocolado nº 09/08/16.250

Informe recebido de João Cícero Almeida, a quem muito agradecemos.

Para mais:
Delegação Angolana é recebida pelo Prefeito
Delegacao Africana busca parcerias em Campinas
Cabinda em Angola e Campinas serão cidades irmãs
Projeto Cidades irmãs aprovado na Câmara

Delegação de Cabinda em visita à Câmara


Foto 01 - da Câmara de Campinas
Foto 02 - do site do vereador Sérgio Benassi
-

Um novo oceano pode dividir a África

-
Fenda aberta por tremor pode dividir a África

Segundo o Plantão de 20/07/2006 (01h04m) do Jornal o Globo, a maior fenda já observada na crosta terrestre desde o início das observações de satélite pode levar à formação de um novo oceano na África.

Geólogos afirmam que a rachadura pode alcançar o Mar Vermelho, isolando a Etiópia e a Eritréia do resto da África. A rachadura de 60 km de extensão atravessa Etiópia e a Eritréia e foi inicialmente aberta em setembro (2005) por um terremoto que sacudiu a região. O monitoramento da fenda revelou que ela está aumentando numa velocidade sem precedentes, como sustenta estudo publicado na última edição da "Nature".


O movimento denuncia fenômenos em andamento nas profundezas da Terra, onde algumas das placas tectônicas que formam o continente africano estão gradualmente se afastando da placa árabe, fazendo com que a fenda fique cada vez mais longa.

A movimentação das placas vem acontecendo há dois milhões de anos. Eventualmente, erupções vulcânicas e terremotos - como o de setembro passado (2005) - aceleram o processo

À medida que o vale vai se abrindo rochas fundidas chegam à superfície, onde se solidificam, formando um leito de oceano. Os especialistas calculam que 2,5 km cúbicos de magma já foram lançados - um volume suficiente para encher um estádio de futebol cerca de duas mil vezes.

Segundo Tim Wright, da Universidade de Oxford, se a fenda continuar aumentando desta maneira, em alguns milhões de anos, a ponta da África deve se separar do continente.

"-- Achamos que o processo continuar, um novo oceano será formado. A fenda vai chegar ao Mar Vermelho e o oceano irá fluir terra adentro" - afirmou Wright.

Wright integra o grupo de pesquisadores da Grã-Betanha e da Etiópia que vem monitorando a formação do novo oceano, um evento considerado extremamente raro, sobretudo em terras áridas.

O grupo utiliza instrumentos sísmicos, faz medições locais e analisa imagens de satélite da Agência Espacial Européia para estudar o que está acontecendo sob a crosta terrestre.

"- Com todos os dados de satélite, conseguimos obter um mapa muito preciso. É a maior fenda que se abre pelo menos desde os anos 70 e provavelmente por centenas de anos. E é a primeira vez que usamos imagens de satélite para investigar os processos por trás da abertura das fendas" - diz Wright.

As novas tecnologias usadas dão aos pesquisadores resolução de imagem e detalhamento de dados para entender os processos de formação da Terra.



Fonte Geologia Blogger
-

quarta-feira, novembro 04, 2009

Fórum de Mulheres Africanas e Espanholas Parlamentares

-

-
Parlamentarias Españolas y Africanas se Reunirán los días 5 y 6 de Noviembre en el Congreso para Promover el Avance de las Mujeres en África

María Teresa Fernández de la Vega y José Bono participarán en la inauguración de este Foro, enmarcado en la iniciativa ‘Mujeres por un Mundo Mejor’

La Ministra de Igualdad y la Secretaria de Estado de Cooperación Internacional clausurarán las jornadas La Vicepresidenta Primera del Gobierno, María Teresa Fernández de la Vega, y el Presidente del Congreso de los Diputados, José Bono, participarán el próximo 5 de noviembre en la Cámara Baja en la inauguración del Foro de parlamentarias africanas y españolas.

En la inauguración, en la que estará presente Elena Madrazo, directora de la Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo (AECID), también intervendrán la Vicepresidenta Segunda del Parlamento Panafricano, Mary Mugyenyi; y la Vicepresidenta Primera del Parlamento de Mozambique, Verónica Nataniel Macado Ndlovo.

El objetivo de este encuentro es formar una activa red de parlamentarias españolas y africanas para promover el avance de las mujeres en África y su acceso a los órganos de decisión, de forma que se refuerce su participación en el desarrollo de las sociedades de este continente en todos los sectores.

Con la celebración de este Foro se cumple uno de los compromisos adquiridos en el III Encuentro España África Mujeres por un Mundo Mejor, celebrado en Niamey en mayo de 2008. En estos Encuentros, que comenzaron en Maputo en 2006 y que en 2010, coincidiendo con la Presidencia española de la UE, se celebrarán en Valencia, mujeres españolas y africanas líderes han compartido reflexiones y propuestas para fijar una agenda política y común de género y sellar compromisos concretos de apoyo a las mujeres africanas.

La clausura del Foro tendrá lugar el 6 de noviembre y en ella intervendrán la Ministra de Igualdad, Bibiana Aído, la Secretaria de Estado de Cooperación Internacional, Soraya Rodríguez, la Vicepresidenta Primera del Congreso de los Diputados, Teresa Cunillera, la Vicesecretaria General del Foro Parlamentario de SADC, Bookie Monica Kethusegile-Juru; y la Jefa de la Sección Geográfica de UNIFEM para África, Micheline Ravololonarisoa.

Remitido por el Ministerio de Igualdad
Publicado por Manuel J. Márquez Moy en viernes, octubre 30, 2009

Extraído de: Aventura Humana Blogspot

Imagem: Pintura - Andanças de Xango, de Inêz Oludé (Brasil - Bélgica)
http://bienalbrasileiradebruxelas.over-blog.com/
-